A
tecnologia é de suma importância para o desenvolvimento do ser
humano, a cada dia surge uma nova tecnologia facilitando o nosso dia
a dia e sem o conhecimento das mesmas ficamos desatualizados e
aquém dessa nova era tecnológica.
As
TICs estão presentes no nosso cotidiano, e no ambiente escolar não
poderia ser diferente, porém, ainda há algumas resistências quanto
ao uso das TICs em prol da educação. Seja por insegurança do
próprio professor que reluta em adquirir novos conhecimento ou até
mesmo pela falta de acesso a essa tecnologia no nosso país.
Nos
dias atuais, crianças e jovens já nasceram com algum conhecimento
tecnológico. E no período escolar, onde essas crianças e jovens
passam a maior parte da vida, infelizmente, se deparam com escolas
que ainda permanecem da mesma forma que décadas atrás. Tornando-se
um ambiente não atrativo, tão pouco estimulante para o
desenvolvimento dos mesmos.
É
importante ressaltar que a escola, nessa nova era tecnológica, deve
ser uma escola flexível, entendendo que o aluno já vem com um
conhecimento prévio, ele já tem acesso as informações sobre
diversos assuntos antes mesmo de começar a frequentar esse ambiente
escolar. Diante desse fato a escola pode ter a tecnologia a favor da
educação.
E
para atender as novas exigências dessa realidade, o professor tem um
papel principal nessa mudança, buscando novos desafios,
conhecimentos, se adequando a essa nova era. Tornando suas aulas mais
atrativas, dinâmicas, interessantes enriquecendo o processo ensino-
aprendizagem, formando cidadãos conscientes e aptos ao mercado de
trabalho que cada vez mais torna-se exigente.
E para
que as tecnologias se tornem um recurso educacional, uma aliada na
construção do conhecimento, é preciso que seja utilizada de forma
efetiva no cotidiano do professor. Quebrando velhos paradigmas,
reformulando a educação e a forma de educar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário